domingo, 9 de novembro de 2008

Call of Duty World at War Review by Gustavo


Já vou deixando claro que nunca gostei de shooters da segunda guerra. Na verdade, sempre odiei eles. Traumas deixados por inúmeras tentativas de gostar de MoH. Até mesmo os antigos call of duty (1 e 3) me decepcionariam. Jogos nesse gênero sempre foram chatos. Repetitivos. Com mecânicas defeituosas. Com armas irritantes e imprecisas. Mas eis que decidi dar uma chance para o novo call of duty....

Gráficos – Os mais impressionantes gráficos desde Mario galaxy e metroid prime 3. Resultado claro do que acontece quando decidem trabalhar com o hardware do wii e não apenas portar o jogo de ps2. o cenários são amplos, repletos de objetos e pessoas, com tiros e explosões (as mais belas já vistas no wii) acontecendo a todo instante, com particulas sendo produzidas com impressionante realismno. Tudo com um nível incrível de detalhamento, e o principal de tudo: rodando lisinho lisinho. A cada conflito com mais de 30 soldados e tanques disparando pra todo lado, eu já aguardava ver lags tremendos, mas terminei o jogo sem ver nenhum sequer! Pra quem acompanhou a evolução do wii até o momento, é difícil não ficar de boca aberta a cada novo cenário apresetando de forma tão bela (a missão no blindado foi algo difícil de acreditar estar rodando no wii). Mesmo que o jogo não alcance o patamar gráfico das versões de 360 e ps3, ele faz jus ao hardware do pequeno branquinho, e esse é um esforço por parte da treyarch que deve ser recompensado. Ainda não é um 10 por conta de detalhes que só alguém muito chato e detalhista repararia, e também por que acredito que o potencial do wii pode ainda ser empurrado um pouco mais adiante, como veremos ano que vem.
NOTA – 9,9

Som - dublagem, som de explosões, tiros, gritos, veículos, mais explosões... tudo bem exectuado, mas nada de impressionante.
NOTA – 8,2

Jogabilidade – aqui o jogo tem algumas falhas irritantes. Não em questão de virar o personagem ou mirar com o pointer. Isso tudo está incrível, e pode ser customizavel. O maior problema está no uso do Z para mirar com a arma. Nesse momento a mira se fixa no meio da tela, obrigando vc a mover toda a visão do personagem para conseguir mirar. Isso ocorre de forma lenta e com uma espécie de semi-lock on que só atrapalha. Não devo ter conseguido matar mais de 5 inimigos dessa forma. O uso de granada no começo é um pouco confuso. Vc precisa deixar o wiimote com o eixo virado no sentido horário para um tipo de granada, ou anti-horaria para outro, e segurar o +. Apesar de um pouco inconveniente, vc acaba se acostumando mais a frente. Algo curioso é que o jogo não faz uso obrigatório de movimentos. Toda ação de chacoalhar tem tbm um botão correspondente no controle. Ou seja: vc pode balançar o nunchuck ou apertar “–“ para recarregar a arma; balançar o wiimote ou apertar o direcional para baixo para se livrar de um inimigo. Num balanço geral, é a melhor jogabilidade que já encontrei em um shooter da WWII. O uso do pointer faz uma diferença tremenda em relação a antigos shooters do mesmo gênero, pricamente eliminando o trauma que tinha com tais jogos.
NOTA – 8,6

Diversão/Replay – Pelo conjunto funcionar tão bem, o jogo acaba por ser empolgante e divertido. Sinto até vontade de jogar algumas missões novamente. Mas a falta de um modo multiplayer offline vai fazer a diversão acabar antes do que devia (não, aquela miriha extra na tela NÃO CONTA. O modo online possibilita até 8 jogadores no cenário, e embora não tenha me agradado tanto quanto o multiplayer mais tático de QoS, é uma ótima adição para o replay.
NOTA – 8,7

Design/apresentação – o jogo é relativamente curto. Pode ser zerado em apenas um dia de jogatina. As missões são exatamente o que poderia se esperar de mais um shooter da segunda guerra, mas dessa vez executadas de forma impressionante, com bastante liberdade e uma AI incrível (a melhor já vista no wii, diga-se de passagem), tanto dos inimigos quanto de seus companheiros. A vida do seu personagem é no estilo Halo (assim como todo shooter atualmente...), ou seja, voce pode levar um bocado de tiro, se esconder, e logo vc estará novinho em folha. Os personagens reagem bem ao local em que são atingidos, dando um otimo realismo. o jogo contem bastante sangue e ações de extrema crueldade (queimar refens vivos, atirar em pessoas ajoelhadas). A apresentação do jogo é feita por vídeos que mesclam filmes reais da segunda guerra com mapas demonstrando as ações no território. Bom, nada que já não tenha sido feito antes. Durante a o jogo a apresentação se sobressai, com momentos em que vc decide simplesmente parar para observar o conflito e as explosões.
NOTA – 9,3

A treyarch se redimiu, depois de apresentar um jogo meia-boca (007 QoS) agora entrega um jogo de extrema boa vontade para o wii, o qual espero traga outros jogos de qualidade equivalente.
NOTA FINAL - 9,0

http://www.youtube.com/watch?v=TsCgpLI-aXw

4 comentários:

  1. CoD4 é lindo...(sei que não é o mesmo, mas o 4 é lindo)

    ResponderExcluir
  2. Pow gente, meu pro é o seguinte, eu instalei o cod 1 e ele esta lento alguem poderia me ajudar please!
    Caso tenham alguma resposta enviem para:
    Garotodahc_punkrockj@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. o endereço de e-mail a cima é punkrock no final e naum punkrockj.
    brigadu

    ResponderExcluir